Close
Skip to content

PSICODRAMA BIPESSOAL: sua técnica, seu cliente e seu terapeuta

PSICODRAMA BIPESSOAL: sua técnica, seu cliente e seu terapeuta

 

Rosa Cukier
PSICODRAMA BIPESSOAL: sua técnica, seu cliente e seu terapeuta

     O  Psicodrama bipessoal é uma abordagem terapêutica que se originou do psicodrama. Ele não usa egos auxiliares e funciona com apenas um cliente por vez, criando uma relação bipessoal – um cliente e um terapeuta.


O livro “O psicodrama bipessoal: suas técnicas, terapeutas e clientes é direcionado para psicoterapeutas e psicodramatistas. Em uma linguagem muito fácil ele aponta algumas questões teóricas relacionadas com o psicodrama, por exemplo, a idéia de que o “psicodrama a deux”, como Moreno chamou esta modalidade de psicoterapia, não é uma abordagem terapêutica “menor”, nem necessariamente apenas uma preparação para terapia de grupo, como muitos autores presumem.


Para a autora o psicodrama bipessoal constitui uma ferramenta muito rica, mas exige algumas inovações criativas para as técnicas  que se originaram na psicoterapia psicodrmática grupal.  Ela propõe a utilização de almofadas ou outros objetos ao redor da sala para definir papéis complementares e, em seguida, o uso de todas as técnicas clássicas.  Ela define cada técnica, tem por objectivo clarificar as direções, e dá exemplos de seu uso correto, seguindo os passos do psicodrama moreniana desde o aquecimento, a dramatização até a partilha.

PSICODRAMA BIPESSOAL: sua técnica, seu cliente e seu terapeuta descreve, através de fichas sintéticas, uma grande quantidade de técnicas , seguindo as fases do psicodrama moreniano, do aquecimento ao compartilhar. Além de clarear as consignas, ilustra cada ficha-síntese com extratos de sessões, revelando porque escolheu esta e não outra técnica. É nesse desvendar do pensamento clínico da terapeuta que o livro ganha em espontaneidade e criatividade, revelando que o terapeuta, mesmo o que já tem experiência, às vezes se engana, às vezes não sabe como terminar sessões, ficando perdido sem saber para que lado ir.

      Dentre as técnicas descritas destacamos: 1- Técnicas Clássicas: duplo, espelho, inversão de papéis, solilóquio, maximização e concretização; 2- Dramatização em cena aberta; 3- Psicodrama Interno; 4- Trabalho com Sonhos; 5- Trabalho com Imagens ou Esculturas; 6- Jogo Dramático.

      Enfim este livro, como bem define a autora, não é um livro de “receitas psicodramáticas”, mas se propõe a oferecer dicas a terapeutas iniciantes e a resgatar a importância de uma modalidade terapêutica – o Psicodrama Bipessoal – que, apesar de ser muito utilizada em nosso meio, não tem sido suficientemente discutida.

 

Deixe um comentário